domingo, 31 de março de 2013

30/03/2013 - O Bichinho Está de Volta !!!



Depois de muito tempo sem dar uso aos nossos bastões, hoje foi dia de voltar ao activo...
Para nos fazer companhia, estavam os estreantes Miguel e Nucha, que apesar de andarem há alguns dias a ouvir os nossos conselhos para se iniciarem nestas lides, hoje ainda não estavam 100 % integrados na coisa, nomeadamente na falta do utensílio que devemos ter na mão, e que muito jeito nos dá nas mais variadas situações... caminhar mais depressa, servir de apoio nas descidas inclinadas, desbastar caminho, não deixar adormecer as mãos, e no mais importante... servir de arma contra os animais perigosos, como os Ursos !!!
Podem até pensar que os Ursos não andam por aí, mas enganam-se... eu, mal dei por mim, logo no inicio do passeio, já tinha 3 à perna !!! um macho barbudo e duas fêmeas bem malucas, em que uma delas dava para ver perfeitamente que estava sedenta por um pau ???
Mas a isso já lá vamos... o local escolhido para o passeio, foi Sintra, e logo para começar bem, trepámos até Sta Eufémia, para ver as vistas, que hoje se apresentavam maravilhosas devido à tarde solarenga e primaveril.
Voltando à nossa aventura... por esta altura, já andava a Nucha desejosa por ter um pau nas mãos !!!
A moça, indecisa por sinal, punha as mãos em todos os paus que lhe apareciam pelo caminho... até nos mais tortos ???
Diga-se que, é verdade que os paus são ligeiramente tendenciosos... mas tanto também não !!!
Quem não estava a gostar da brincadeira era o Miguel, até ao ponto em que resolveu mostrar à sua dama o que era um pau de verdade ???
Era tão verdade, que nem ele tinha mãos para ele... e eu e Carla, com os nossos bastões, lá nos íamos divertindo com a situação...
A brincar, a brincar, por esta altura já estávamos no topo da Serra, com alguns Kms nas pernas...
Depois de muito apalpar e experimentar, o Duo Fantástico, lá acabou por apanhar uns paus à sua medida, sem nada de exageros e bons de manejar... como se querem nestas situações... diga-se !!!
Por entre os trilhos e estradões de Sintra, que se apresentam muito estragados devido à queda de imensas árvores, neste último Inverno, com tanta caminhada, ainda acabámos por descobrir uns caminhos novos para nós, que nos levaram até perto da Vila de Sintra... isto apesar das meninas, duvidarem das capacidades dos Machos que as acompanhavam... e eu, juro que, por vezes cheguei a ouvir uns zuns zuns que diziam que, ou estávamos perdidos, ou então os guias eram burros !!!
Posso dizer de boca cheia, que perdidos nunca estivemos e Burros... não vi nenhum ???
Para terminar este episódio em beleza, nada melhor que um pequeno snack docinho, morninho e talvez conhecido na região, para recuperar as energias despendidas na longa caminhada, que chegou aos 13 Kms com muita subida à mistura.
Tendo em conta o “desafio” pedestre que nos espera a todos, claramente teremos que voltar a repetir a dose... senão os Ursos, ou mais certamente os Lobos, tomarão conta de nós no meio da Serra ??? que medo !!! 

24/03/2013 - Fuga aos Trilhos !!!


Apesar de este dia não ter grande história, o registo acaba por ficar sempre bem...
Mais uma vez, devido à chuva que não pára, o passeio foi a tradicional, Volta Saloia.
Para agrado do pessoal, o ex-lesionado Zé Manuel, juntou-se à malta para efectuar um teste, ao seu estado físico.
Saímos do Café Passatempo, 8 elementos, aos quais se juntaram 4 Kotas, já no Sr. Roubado em Odivelas.
Inicialmente, foi difícil fazer Kms devido ao pseudo-furo do Paulo Rosa, que teimava em não encher convenientemente o seu pneu traseiro.
Em perfeita cavaqueira, lá demos a volta à cidade, com uma paragem obrigatória perto das docas, para o café dos mais necessitados, por tal droga !!!
Em dia de Meia Maratona de Lisboa, a zona de Belém estava mais povoada de gente, que aguardava a chegada dos 37 mil participantes da prova.
Nós, só vimos passar os Quenianos e ao longe, os restantes corredores que enchiam o tabuleiro da ponte.
Para não variar, em Algés, subimos para o Monsanto, com o Paulo Rosa a tentar evitar os trilhos, para assim não mudar a cor às suas rodas... brancas por sinal !!!
Escusado será dizer, que até abandonar-mos o local, ele acabou por lhes mudar a cor...
À saída do Monsanto, fizemos a 1ª paragem técnica em casa do Zé Manuel, com 2 propósitos... lavar as binas e beber um branquinho !!! eu, fiquei-me por ½ dose do branco, pois a pomada do Zé é para “homens”, que não é o meu caso ???

Daqui a Odivelas, foi um tiro, tendo em conta que nos esperava mais uma mistura no Café... e a sede era tanta que a malta nem nas subidas abrandou o passo em busca do líquido recuperador de energias.
No fim, mais 60 Kms feitos, que a nós nos agradam sempre fazer, uma vez que somos uns apaixonados pela nossa cidade, especialmente a zona ribeirinha.
Escusado será dizer... em breve voltaremos !!!






sábado, 30 de março de 2013

Até que enfim....



É certo que não o vou puder aproveitar logo pela manhã. Hoje é dia de ir ao veterinário, com a minha preta, e só abre às 10h30m, mas assim que nos despacharmos, vou aproveitá-lo até ele se pôr....

quarta-feira, 20 de março de 2013

17/03/2013 - A Volta do "Torricado" 


Para hoje, o programa era simples, mas completo... pedalar e comer (para não variar) !!!
A convite do grupo Tomba-Minis, os Maníacos do Pedal fizeram-se comparecer em massa no passeio organizado por este recém formado grupo.
Bem... fizeram-se, mas não todos ??? nós e mais alguns “meninos” optámos por não comparecer no inicio do dia devido á chuva que se fazia sentir no nascer do dia.
Digamos que no nosso caso, julgo que é aceitável, pois nós iríamos a pedalar de Loures até à Azambuja, local do evento, juntamente com o Miguel e a Nucha, mas a carga de água era tão grande, que nos fez voltar para a cama em 2 segundos, hipotecando assim as nossas aspirações.
Com o levantar do mau tempo, ás 11h da manhã, lá estávamos nós, prontos a pedalar em direcção à Azambuja, com o propósito de ainda participar na 2ª parte da festa... o almoço com direito ao petisco da região... o Torricado ???
Para quem não conhece, o Torricado é um pão especial que é confeccionado na grelha, barrado com alho e azeite e servido acompanhado por um bacalhau assado também na grelha ou por carnes grelhadas... resumindo, é maravilhoso !!!
No local do repasto, estavam então os 2 grupos prontos para devorar o almoço e para espanto nosso, chuva durante o passeio, acabou por ser praticamente nula.
A animação dominou o resto da tarde, que só não foi mais longa para nós porque tínhamos um comboio para apanhar.
Esta, acabou por ser outra aventura... tirar o bilhete na estação foi impossível, devido ao grupo de utentes que tínhamos á nossa frente ??? Santa Burrice que anda por ai !!!
Entrámos no comboio com a intenção de comprar o bilhete no mesmo, mas, chegado o “Pica”... era impossível de o fazer ???
Cartão Lisboa Viva... não tínhamos !!!
Estava cada vez melhor !!!
Mas... eis que a Carla solta a palavra mágica... Oh Sr. “Pica”, peça o dinheiro ao Carlos Silva (Kitos) ou então ao Anastácio (A. J.)... 2 Maníacos do Pedal.
Tarammmm !!! Vocês são Maníacos, perguntou o “Pica” ?
Claro que sim, respondemos nós...
Resultado... também ele o era, e um dos primogéneos !!! nomeadamente o SM.
Só posso dizer, obrigado ao Sérgio, pela pequena “borla”, e não nos ter passado uma daquelas multas, que nos iria deixar a todos a passar fome durante uns tempos.
Prometo que para a próxima teremos mais cuidado... ou então paga o Carlos Silva ou o Anastácio !!!


16/03/2013 - Treino Apetitoso !!!


Agora que a chuva desapareceu (ou não !!!), mesmo com nuvens no céu, nós saímos de casa para passear um pouco !!! digamos que passear é mesmo o nosso forte ???
Juntamente com o Duo Fantástico e suas Ghost, fomos directos para o Monsanto, com uma pequena passagem pela Quinta dos Alcoutins para dar a conhecer ao Miguel e à Nucha um local simpático para comprarem a próxima casinha, de preferência com piscina e barbecue.
Antes de entrarmos no mato, parámos á porta do Zé Manuel, para dar um bom dia, pois o mesmo neste momento não nos pode acompanhar nestas aventuras, pelos piores motivos... as melhoras amigo.
Já no pulmão de Lisboa, o cheiro envolvente e o ambiente, abriram-nos o apetite pelo BTT.
Apesar do tempo que aqui passámos ter sido curto, digamos que foi o suficiente para enchermos a barriga de apetite por algo guloso e calórico ???
O regresso a casa, foi inteiramente debaixo de chuva, e com a tentativa de fazermos algo novo, mas que infelizmente acabou por não surtir efeito... antes pelo contrário... sujámos as bikes todas, o que nos obrigou a todos a lava-las antes de irmos para o tão desejado almoço.
Quanto à refeição... digamos que foi com direito a tudo, nomeadamente a bela da sobremesa !!! esta num local que também vai passar a ficar no roteiro gastronómico do Casal Maravilha.


quinta-feira, 14 de março de 2013


A promessa ...



Está oficialmente aberta a guerra, contra a marmota, que se apoderou de mim :)

terça-feira, 12 de março de 2013


A cadeira




E é assim que tenho andado, atada à cadeira, ao sofá, à cama, à preguiça, etc.

Tenho feito uma corrida por semana, entre os 6 e os 10 km, já nem sei o que inventar, para desculpar esta inércia...

De bike, a coisa até tem corrido mais ou menos bem...Treino ao sábado e ao domingo, mas ainda falta regressar aos belos nocturnos de quarta-feira.

A culpa é do São Pedro ( tenho de culpar alguém certo? ). Acho que o gajo virou incontinente....
11/03/2013
Nem vê-lo...


E ela cai, cai e continua a cair !!!
Há muitos anos que não tínhamos um Inverno assim !!!
Depois do Casal ter passado esta estação inteira a fugir á chuva, hoje sentimo-nos com força e resolvemos sair de casa ??? mas como é óbvio com um grande trunfo nas mangas !!!
Juntámo-nos ao pessoal do Passatempo BT, no café do Fernando, coisa que há muito tempo também não fazíamos.
Apesar das nuvens assustadoras, 9 tivemos a coragem de montar nas binas para um passeio todo ele estradista, em que só um estava com a bike indicada... o João Farinha com a sua Focus.
Nos primeiros Kms, entre Odivelas e Loures fomos brindados com alguns pingos por parte do São Pedro, mas eu até aqui aguentei-me, sem puxar pelo meu tão valioso “trunfo”... um bom jogador sente/sabe sempre qual a melhor altura para puxar pelo Ás que aniquila todos os males possíveis ???
O líder para este dia, era o Fernando, que nos levou para as terras do Oeste, por estradas que possivelmente nem vêm no mapa...
Uma coisa é certa... subimos de tal maneira, que as vozes do pelotão nem se ouviam tal era a falta de ar ??? pedalar em altitude tem destas coisas !!!
Aliada às estradas secundárias que o homem escolheu, estava a ausência de transito, e as paisagens deslumbrantes, ou não estivéssemos nós sempre a olhar para as nuvens que nos acompanhavam ao longo do caminho, mas sem nos molharem, talvez por eu, nesta altura, já ter puxado da bendita jogada tão famosa e que resulta sempre nos dias em que o São Pedro se mostra tão feroz !!!
Curiosos... terão de ler mais umas linhas, para saber qual é ???
Num passeio com tantas subidas e pouquíssimas descidas, ficaram para registo 70 Kms de puro sofrimento para a maioria dos presentes, que me fizeram recordar velhos tempos, em que chegava a casa literalmente com a língua de fora.
Para este nosso regresso aos passeios com saída do Café Passatempo, só faltou o branquinho fresquinho no fim para culminar o treino, mas devido ao avançar das horas não foi possível.
Quanto ao “trunfo” que ainda não tínhamos usado este Inverno foi... não chove em Fernando !!!
É incrível, como se nós nos afastássemos do líder as pingas caiam do céu sem dó nem piedade, mas quando nos juntávamos ao homem... o sol aquecia-nos o corpo de uma forma ternurenta e cheia de carinho do mesmo, que nos levou por subidas tão longas e dolorosas.
Ainda bem que a época das chuvas está a acabar ???
  


10/03/2013 - Nós e o vento....


Não estava nada combinado para este sábado, uma vez que tudo indicava, que a nossa amiga chuva, nos continuaria a fazer companhia.

Mas quando o telemóvel dá sinal de SMS, ás 8h da manhã, antes mesmo de ver a mensagem, depressa percebemos que seria o Miguel Pais... é que pelos estores mal fechados do nosso quarto, entravam uns simpáticos raios de sol...
Parece que vimos todos o mesmo, pois às 9h estávamos 6 bravos prontos a pedalar. O destino não tinha nada que enganar, Belém, sempre por alcatrão, que a chuva que caiu nos últimos dias, deixou os trilhos impratricáveis.

Apenas não contávamos com a ventania que estava, foi um belo de um treino, sempre com o vento de frente, e cheio de força...

Com mais ou menos dificuldades, lá chegamos a Belém, onde a nossa Amiga Nucha, fez questão de nos brindar com um belo pastelinho, era o dia do seu aniversário...

Um bocado mais resguardados do nosso amigo vento, lá fizemos a Calçada do Galvão, Calçada da Ajuda, Monsanto, onde apenas num trilho, conseguimos sujar bikes e roupa com fartura, tal o lamaçal...

Daqui até casa foi um tirinho, com um treino catita, em que fizemos 60 km, reforçados pelo vento...

quarta-feira, 6 de março de 2013

02/03/2013 - Cavaleiros à Descoberta...
Outra Vez !!!

Como vem sendo hábito, aos sábados juntamo-nos aos nossos vizinhos, para mais uma pequena aventura.
Desta vez, juntou-se a nós um convidado do Victor... o Ângelo que também reside aqui nas redondezas.
Mais uma vez, o caminho foi uma junção de um track tirado pelo Victor e algo inventado por mim, com vista a futuros passeios.
Partimos os 6 pelas lezírias de Loures em direcção a Bucelas com vista ao inicio da aventura.
Passados Bucelas, seguimos para Vila de Rei, aonde demos inicio às subidas propriamente ditas, que cedo fizeram esquecer o frio que ainda se fazia sentir.
Dei por mim a passar por algumas zonas que ainda desconhecia , mas facilmente, me senti atraído pela beleza do local, e digamos que não era só eu a gostar do que via...
Para o convidado, toda esta região era novidade, e até ele por vezes se sentia obrigado a parar, para registar o momento na câmara fotográfica do seu telemóvel.
Um dos pontos de paragem obrigatória, acabou por ser o trilho da Boiça, que nesta altura, que a água abunda na cascata, acaba por proporcionar fotografias dignas de ficarem para a prosperidade.
De regresso a Bucelas, seguimos para Montachique, por caminho desconhecidos de todos nós... e que caminhos estes !!!
Digamos que para mim, fez-me lembrar a subida à Torre da Serra da Estrela pelo Folgosinho... subimos, subimos, subimos e nunca mais chegávamos ao topo ???
Para ajudar, o terreno estava todo enlameado, o que dificultava mais ainda a progressão.
A meio da subida, cruzámo-nos com 3 almas perdidas do grupo Colinas do Cruzeiro e por ironia do destino, um deles lembrava-se perfeitamente de mim e da Carla de um passeio organizado pelos mesmos há uns anos, em que por brincadeira, além da Carla, outros elementos do Passatempo BT, passaram o tempo todo a chamar por mim... Óh Jaime, olha as pedras !!!... mundo pequeno sem dúvida...
Chegados a Montachique, optámos por seguir para Loures, pelo trilho junto à A8, que tanto prazer dá descer... prazer a uns e dor a outros ??? que diga o Ângelo que deu um tombo valente, devido ao excesso de velocidade a que o mesmo seguia !!!
Além do orgulho, alguma pele do mesmo acabou por ficar no local... para casa só levou a roupa com alguns buracos !!!
Para terminar o dia em beleza, após lavar-mos as meninas, só mesmo a subida final para Stº António, que ao nosso amigo Pedro Morais já custou, e muito devido às caimbras que não o deixam por nada.
Desta vez, não houve direito a febra, corato nem queijo, mas não foi por isso que a manhã não foi espectacular na mesma...
Para a semana há mais !!!




sexta-feira, 1 de março de 2013

Bom dia Alegria !!!




Espero que tragas rápido o calorzinho....E as andorinhas...Please !!!!